Buscando ajuda

"Tuas forças naturais, as que estão dentro de ti, serão as que vão curar tuas doenças"
"Que a comida seja teu alimento e o alimento tua medicina"
"O homem é uma parte integral do cosmo e só a natureza pode tratar seus males"

Estas são algumas frases atribuídas ao filósofo grego Hipócrates, aquele que é considerado o pai da medicina.

Apesar do Juramento de Hipócrates que os formandos em medicina proclamam ao receberem o diploma começar com a frase "Eu juro, por Apolo médico (deus da cura), por Esculápio (deus da medicina e da saúde, filho de Apolo), Hígia (deusa da preservação da saúde) e Panacea (deusa da cura de todos os males) e tomo por testemunhas todos os deuses e todas as deusas, cumprir, segundo meu poder e minha razão, a promessa que se segue:", parece que há muito foi abandonada na prática da medicina a conexão com os deuses e as deusas (ou seja, a conexão com o aspecto da espiritualidade), assim como a crença na capacidade interior do ser humano de curar a si mesmo (com sua energia vital, Chi, Prana, etc.), quando se conecta com as forças da natureza para ativar o remédio interno (nossa Medicina Interior). Aparentemente, a cientifização da medicina levou à esta cisão.

O médico Dr. Lair Ribeiro em uma de suas entrevistas, afirma que, em geral, "o médico não sabe absolutamente nada sobre nutrição", corroborando a ideia que a medicina convencional ignora o preceito hipocrático de "que a comida seja teu alimento e o alimento tua medicina".

Isto talvez explique a sempre crescente busca de ajuda para os males do homem nas chamadas terapias alternativas, que levam em conta aqueles preceitos originais atribuídos à Hipócrates, dentre eles o de que as forças naturais, as que estão dentro da pessoa, serão as que vão curar suas doenças e que o homem é uma parte integral do cosmo e só a natureza pode tratar seus males.

Isto não significa que se deva ignorar todo o conhecimento e ferramentas no campo da ciência e tecnologia desenvolvidas e aprimoradas pelo homem ao longo dos séculos. Se foi permitido à consciência humana percorrer estes caminhos para o bem de sua raça, para trazer-lhe maior qualidade de vida e bem-estar, principalmente no plano físico, há que se aproveitar dos resultados desta evolução.

Entretanto, ferramentas ditas não-científicas que remontam há milhares de anos, utilizadas no diagnóstico, como a radiestesia e a astrologia e no tratamento, como a meditação, as essências florais, os óleos essenciais (aromaterapia), os fitoterápicos, a cromoterapia, a reflexologia, a acupuntura, entre outras que, à despeito de inegáveis benefícios e testemunhos das pessoas que se beneficiam delas, são usualmente ignoradas e até desprezadas pela medicina tradicional.

Apesar disto, muitas pessoas continuam se consultando com profissionais que utilizam estas ferramentas em busca de solução para seus problemas, algumas delas após já terem tentado os tratamentos oferecidos pelos métodos tradicionais baseados nos preceitos estritamente científicos. Até porque, como já dissemos em outro artigo, o ser humano é composto de um tripé e seu equilíbrio integral depende dele ser visto como um todo, não bastando apenas tratar de seu corpo físico, ignorando o mental e o espiritual.

Em nosso site Florais e Tudo Mais, você encontrará material explicativo a respeito de algumas dessas ferramentas. Estamos certos de que encontrará ali algo que o ajudará a alcançar e manter este equilíbrio.

Retornar....