O Tao da Felicidade

Na vida, você começa com um vasto potencial dentro de você. Você já possui todo poder que precisa, mas este poder necessita ser ativado. Antes da ativação, o seu potencial permanece dormente e você continua dia após dia andando às voltas e não chegando a lugar algum.

Para ativar ou despertar o poder interior, você necessita responder ao chamado por algo maior do que você mesmo. Você responde a tal chamado tomando uma decisão definitiva em se comprometer. Este comprometimento pode ser por uma causa em que você acredita ou um objetivo pessoal para fazer o seu melhor em contribuir mais para o mundo. Quaisquer que sejam os motivos específicos, sua decisão é o que dá partida à transformação. Quando você se lança a isto, nada pode deter você.

Precisamos apenas compreender a importância de viver despreocupadamente, o que não impede ter um objetivo ou um destino. O reverso também é verdadeiro - ter um objetivo ou uma direção não impede você de se sentir despreocupado. Isto é porque vagar despreocupadamente não significa vagar sem um objetivo. Na realidade, saber para onde você está indo e como chegar lá fará maravilhas para remover qualquer incerteza e ansiedade de sua mente. Isto permite que você relaxe e aprecie o processo de chegar lá. Ter clareza sobre seus objetivos ou destino é o que torna possível o estado despreocupado da mente.

Pode ser que você conheça pessoas que já tenham este tipo de clareza na vida. Se assim for, observe como elas falam com confiança e tomam atitudes com propósito definido. Elas exalam felicidade por que foram libertas da dor de uma existência vazia e sem significado. Elas irradiam alegria porque elas podem ver a si mesmas chegando cada vez mais perto da realização dos seus sonhos. Existe alguma surpresa de que elas sejam as pessoas que “vão em frente” sentindo-se absolutamente livres?

Você pode estar neste nível também. Tudo começa com o conhecimento do propósito para o qual você deve se comprometer. Se você já conhece sua missão na vida, esta parte é apenas uma simples decisão de prosseguir. Se você ainda não sente este nível de certeza, coloque para você o objetivo de cultivar por toda vida até que algo mais definido apareça. Tudo irá se encaixar na medida em que você se lança à busca da transformação. Isto marca o início de sua jornada espiritual.

Talvez você encontre pessoas negativas enquanto faz seus preparativos. Elas não possuem quaisquer ideias por si mesmas, mas isto não as impedirá de comentar que as suas ideias não irão funcionar. Elas poderão saber muito pouco sobre você ou sobre seus interesses espirituais, mas isto não as impedirá de expressar desdém ou reprovação. Elas são capazes apenas de viagens curtas, limitadas. Elas não têm ideia alguma do que significa preparar-se para uma jornada de toda a vida que é tanto majestosa quanto é espiritual.

Quando você se eleva a alturas maiores, pessoas negativas não mais estarão sob a sua pele. Se este não for o caso - se você ainda se sente incomodado com elas - isto só pode ser porque você ainda está próximo demais do nível delas. Você deve ir mais alto. Você deve elevar o padrão em sua mente tornando o seu objetivo mais grandioso ou trocar por um objetivo que realmente inflame você. Quando a negatividade não mais afetar você, você saberá que alcançou a altitude de cruzeiro.

Não se sinta obrigado a rebaixar-se para poder engajar-se na negatividade. Você não deve explicações a ninguém. A distância entre você e os negativistas é tão grande que nada poderá uni-los. A melhor coisa que você pode fazer é abandonar a necessidade de debater ou argumentar e simplesmente seguir em frente. Deixe sua visão deles se evanescer na névoa distante enquanto você sobe mais alto. Direcione sua atenção para o horizonte e siga em frente.

Fonte: "The Tao of Happiness", Derek Lin

Retornar....





Retornar....