Religião x Espiritualidade

Em um vídeo com o padre Leonardo Boff ele diz que teve oportunidade de estar com o Dalai-Lama e perguntou-lhe o que é a espiritualidade.

Ele respondeu que a espiritualidade é tudo aquilo que produz uma transformação interior, que te faz uma pessoa melhor. Na sequência, perguntaram a ele se poderia a religião produzir essa transformação interior. Ele responde que "pode e não pode". Se ela ficar uma doutrina fechada e se ela não te produzir a transformação interior, então essa religião não produz espiritualidade.

E Boff acrescenta "cada um é desafiado a descobrir qual o caminho que pra você o faz mais espiritual"

Os precursores de todas as grandes religiões do mundo comunicaram a mesma mensagem Universal: considerem a diversidade das diversas tradições espirituais e vejam a unidade inerente nelas. Todos eles eram profetas (do Grego gπροφήτης = prophétes, aquele que advoga ou discursa em público), mestres "iluminados", que pregaram mensagens filosóficas, lições de vida, de bem viver (e com-viver). Praticavam a Filosofia (palavra grega "φιλοσοφία", que significa literalmente "amor pela sabedoria"). Nenhum deles teve pretensão de criar uma religião ou instituir uma igreja. Mas seus ensinamentos essenciais se tornaram distorcidos pelas diversas crenças e ideologias que surgiram posteriormente quando esses não estavam mais vivos e substituíram os pensamentos e visões inspiradoras deles. Os místicos (do grego μυστικός = mystikos), aqueles que buscam a verdade espiritual através da experiência direta ou intuitiva, reconhecem esta dificuldade e descrevem como os ensinamentos atuais podem às vezes se tornarem reflexos imprecisos das mensagens verdadeiras daqueles Mestres.

"A sabedoria diz eu não sou nada; o amor diz que eu sou tudo. Entre os dois minha vida flui". Estas palavras do místico indiano Nisargadatta Maharaj refletem uma compreensão necessária para que a transformação profunda ocorra. O início da sabedoria é saber que nós não sabemos. Nossas mentes são limitadas àquelas coisas que podem ser comparadas, ou contrastadas. A verdade última reside para além do alcance da mente. O início do amor é saber que nós somos o outro. O amor verdadeiro não conhece fronteiras e ilumina o coração de todos. O início da Paz é para ser encontrado dentro de nós mesmos. É a nossa própria paz interior que conduz à paz dentro do Mundo. O início e o fim desta jornada existe exatamente aqui e exatamente agora. Porque nós voltamos para casa, a partir de um lugar do qual nunca partimos.

Nas palavras do estudioso e escritor taoísta Derek Lin , "Nós precisamos todos percorrer o caminho do Tao e este Tao não é específico do taoismo. É "O Caminho". Ele pode ser o caminho da cristandade, o caminho do Islã, o caminho do budismo, ou outro qualquer".

Isto é praticar a espiritualidade e pode ter, ou não ter, nada que ver com comungar (pertencer a um grupo formalmente instituído que tenha as mesmas ideias) de uma religião.

Retornar....